domingo, 13 de fevereiro de 2011

Sobre a Memória Coletiva


Caros Leitores,

Estou lendo um livro para o mestrado intitulado A memória coletiva, de Maurice Halbwachs, que tem me feito anotar muitas trechos. O livro é interessante demais, e conceituá-lo em poucas palavras não está em meu alcance nesse momento. Mas só a biografia do autor deixou-me boquiaberto. Para quem gosta de memórias como eu vai gostar do que ele escreve, sobretudo, com a intenção de mostrar-nos que nossa memória individual está intimamente ligada a uma outra memória que é chamada de memória coletiva. Eis um trecho:

"Nossas lembranças permanecem coletivas e nos são lembradas por outros, ainda que se trate de eventos em que só nós estivemos envolvidos e objetos que só nós mesmos vimos. Isto acontece porque jamais estamos sós. Não é preciso que outros estejam presentes, materialmente distintos de nós, porque sempre levamos conosco e em nós certa quantidade de pessoas que não se confundem."

Maurice Halbwachs


Nenhum comentário:

Postar um comentário