sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Canaã, de Graça Aranha: Uma obra de ficção sociológica



Amigos,

Acabei de reler Canaã, do Graça Aranha. A releitura de um livro é sempre muito gratificante, no meu caso foi mais ainda, porque eu havia lido esta obra na época da graduação, tinha uns dezoito anos, e estava engatinhando ainda em termos de literatura. Hoje, apesar de ainda me considerar engatinhando no quesito leitura, muito do que eu li me fez muito mais sentido. Na verdade, resolvi ler para entender um pouco mais sobre a imigração alemã no Brasil, sendo que dentro desta perspectiva, interessa-me, os conflitos da época da imigração, mas que estão vivos até os dias de hoje, no tocante a cultura trazida pelos Imigrantes Europeus X a cultura dos nativos brasileiros. Como sou de Joinville e sou estudioso da área social na cidade, o livro foi de grande valia para que eu possa dar continuidade às minhas reflexões. A obra é um romance sociológico que pede para ser filmado. A cada capítulo que eu lia tinha mais interesse ainda em um dia, quem sabe, poder adaptá-la para o cinema. Como disse, a obra tem como pano de fundo a Imigração alemã no final do século XIX ao XX, em Cachoeiro do Itapemirim – ES, e mescla-se à vida do próprio autor, José Pereira da Graça Aranha, profissional da advocacia, que ao ser nomeado juiz municipal de Campos, no Rio de Janeiro discordou de um ato administrativo do governo provisório da República de 1889, decidindo-se transferir-se para a Comarca de Porto de Cachoeiro. Nessa pequena cidade, marcada pela forte presença alemã tomou conhecimento da história central que adaptou no livro e registrou suas impressões a respeito do jeito de viver dos nativos e imigrantes da época a partir do alemão Milkau e da heroína Maria, belíssima moça que ao se entregar ao filho dos patrões para quem prestava serviços domésticos, acaba engravidando e passando por algumas vicissitudes até conhecer seu herói, Milkau. Ele a leva para trabalhar para outros patrões ainda mais desprovidos de compaixão que maltratam ainda mais da moça, que desesperada sai pela floresta e dá a luz ao filho que foi devorado pelos porcos selvagens famintos. Daí em diante, Maria é presa na cadeia do lugarejo local, acusada de assassinato injustamente. Para entender o que se dará no decorrer da obra você terá de lê-la, e vale a pena. Mas o Romance vale ainda muito por ser a obra mais significativa de Graça Aranha que tem em seus dois personagens imigrantes principais, Milkau e Lentz, os diferentes modos de enxergar o mundo. O primeiro acha que a "terra prometida", ou seja, Canaã é o Brasil. Já o segundo, inadaptado à realidade brasileira, é racista e preconceituoso, pois acredita na supremacia da raça ariana sobre os mestiços, considerados por ele fracos e indolentes. Para quem gosta da temática, vale também assistir ao Documentário Sem Palavras, da cineasta catarinense Kátia Klock. Você pode assistir a esse documentário na sala de projeção da Estação da Memória, aqui em Jlle, como eu fiz. Já o livro Canaã, você encontra em qualquer biblioteca, livraria ou sebo.

Abraços,

Atanael

Nenhum comentário:

Postar um comentário