domingo, 23 de janeiro de 2011

Lições de um Ignorante - Millôr Fernandes

 



Olá, meus amigos e novos seguidores!

Antes de qualquer palavra, obrigado pelo crédito, por visitarem o blog. Acho que está dando para tratar uma porção de assuntos legais, pelo menos por enquanto. Estou acessando tanto o blog, que meu filho Gabriel Meira Lemos Corrêa (gravem esse nome), que tem 7 anos, está me deixando em polvorosa, pois está tendo que conversar comigo e dividir a atenção com o computador. Bem, pelo menos ele já está se acostumando, não é mesmo? Quem sabe amanhã não será ele quem estará administrando seu próprio blog. Aliás, acho que ele já deveria fazer um, sobre Ciência, pois é o que ele adora. Comentários à parte, devo dizer-lhes que é um prazer escrever para vocês e comunicar-lhes minhas ideias. Ficarei mais feliz ainda se vocês tecerem alguns comentários, e prometo responder-lhes também. Minha dica hoje é em especial para quem está de férias, como eu, mas não quer parar de ler, desde que seja algo mais ZEM, sugiro a leitura do livro acima, Lições de um Ignorante, do Millôr Fernandes. Além de divertido, o livro é altamente ácido, pois o dramaturgo contemporâneo mais famoso do Brasil não poupa as críticas ao sistema nacional ou a quem quer que seja: políticos, professores, artistas, etc. Ah, o livro é composto de inúmeras crônicas: uma ou duas para cada dia das suas férias irá lhe fazer muito bem, eu aposto. Deixo para vocês, abaixo, uma crônica que curto muito, mas o livro tem muito mais...

Abraços,

Atanael


BRASIL – DESCRIÇÃO FÍSICA E POLÍTICA

O Brasil é um país maior do que os menores e menor do que os maiores. É um país grande porque, medida sua extensão, verifica-se que não é pequeno. Divide-se em três zonas climáticas absolutamente distintas: a primeira, a segunda e a terceira, sendo que a segunda fica entre a primeira e a terceira. As montanhas são consideravelmente mais altas que as planícies, estando sempre acima do nível do mar. Há muitas diferenças entre as várias regiões geográficas do país, mas a mais importante é a principal. Na agricultura faz-se exclusivamente o cultivo de produtos vegetais, enquanto a pecuária especializou-se na criação de gado. A população é toda baseada no elemento humano, sendo que as pessoas não nascidas no país são, sem exceção, estrangeiras. Na indústria fabricam-se produtos industriais, sobretudo iguais e semelhantes, sem deixar-se de lado os diferentes. No campo da exploração dos minérios, o país tem uma posição só inferior aos que lhe estão acima, sendo, porém, muito maior produtor do que todos os países que não atingiram o seu nível. Pode-se dizer que, excetuando seus concorrentes, é o único produtor de minérios no mundo inteiro. Tão privilegiada é hoje a situação do país, que os cientistas procuram apenas descobrir o que não está descoberto, deixando para a indústria tudo que já foi aprovado como industrializável, e para o comércio tudo o que é vendável. Na arte também não há ciência, reservando-se esta atividade exclusivamente para os artistas. Quanto aos escritores, são recrutados geralmente entre os intelectuais. É, enfim, o país do futuro, sendo que este se aproxima a cada dia que passa.
Millôr Fernandes

4 comentários:

  1. Oi Atanael. Boa iniciativa a sua. A título de sugestão apenas, poderia postar um comentário crítico depois do texto. Ou uma sugestão de interpretação. No caso aqui, do Millôr, temos uma descrição do Brasil que pode ser interpretada como "burocrática". Talvez fosse essa uma preocupação que rondava a sociedade à época...já que a crônica é de 1967, acredito. Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. COMO SOU ESPIRITO DE PORCO E SÓ ENTENDO UM POUQUINHO DE ALGUNS ENIGMAS, RESOLVI APRENDER LETRAS PELO MAIS FÁCIL: a linguagem oral dos capiaus.LEDO (ivo) engano: foi aí que começei a ficar famoso sem o saber: come çaram, nas citções, a me chamar de peconcituoso, se o saber que minha história "Por dentro do Redemunho" é uma história oral que não tem narrador esplícito. o narrador é o personagem que está falando naquela hora: se adevogado, fala didícil, com frases em latim, etc.

    ResponderExcluir
  3. Oi acho que pode me ajudar faço história licenciatura, mas dentro do curso tem outras disciplinas como produção textual...tou com um trabalho sobre esse texto de Millôr, gostaria se saber quais os elementos de textualidade estão presentes ai...??

    ResponderExcluir
  4. qual os elementos da textualidade contidos nesse texto? ainda não conseguir entender.

    ResponderExcluir