quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A Função da Arte - Eduardo Galeano

1° Ano – Postagem 1


A função da arte
Eduardo Galeano

Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar. Viajaram para o Sul.
Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando.
Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto fulgor, que o menino ficou mudo de beleza.
E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai:

- Me ajuda a olhar!

Após a leitura da Poesia de Galeano exponha abaixo a sua opinião sobre o papel da Arte na vida do homem contemporâneo. Use para isso no máximo 10 linhas. Lembre-se que suas colocações devem ser originais, pois serão lidas por outras pessoas. Use todo o seu conhecimento, exemplificando, citando, ou como achar conveniente.

214 comentários:

  1. Oi Ata!
    Na realidade, este texto, para mim, representa muito o quão significativo pode ser o papel do educador em nossa sociedade... o quanto podemos ser e construir a partir da partilha do conhecimento, e, principalmente em se tratando do ensino/aprendizagem da arte...Costumo usar este texto quando trabalho o conceito de Litertura...aliás, nós dois já dividimos experiências deste texto, lembra?
    Um grande abraço, caro amigo e irmão, sempre que puder eu visitarei este espaço!

    ResponderExcluir
  2. EM212-Lohani

    A arte de hoje em dia continua,pois todo mundo consegue inventar,nas músicas,nas danças, nas coreografias,nos desenhos,nos quadros e nos cinemas a arte é mal entendida para quem vê com outros olhos.O homem conteporâneo se expressa com os seus sentimentos e suas emoções,raiva,amor,tristeza,felicidade e alegria.O homem de hoje vive sua arte seu momento.

    ResponderExcluir
  3. Leonardo Ramos EM 212

    O papel da arte na vida do homem depende do homem e da vida que ele vive. Por exemplo, na vida de um homem culto, sensível e livre, esse papel é, certamente, considerável; agora, na vida de um homem inculto insensível e escravizado é, evidentemente, nulo. Então temos que nos perguntar. Que homem? Como ele vive? A beleza da arte depende dos olhos de quem a vê. O mundo sem a música, dança, cinema, quadros e desenhos seria deserto pois todos somos artistas e pintamos a cada dia, cada momento um pedaço nesse grande quadro chamado de vida.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Nessa breve crônica que lemos você observa uma demonstração de arte, o mar, que para o menino foi algo tão emocionante quanto ganhar um prêmio. Como o menino nunca tivera a oportunidade de ver o mar, ele ficou lisonjeado com tanta beleza. Nessa crônica você pode ver como a arte esta tão perto de você, e você não consegue admira-la, pois para algumas pessoas que costumam ver o mar freqüentemente ou até diariamente não consegue admirar sua beleza por ser algo comum no seu dia-dia, mas para a pessoa que nunca viu o mar, por exemplo, você se surpreende com tanta beleza

    Lucas Furlanetto de Freitas EM-112

    ResponderExcluir
  7. Em base nesse texto que lemos em sala de aula podemos observar que a arte é muito importante para nós, pois ela se adequa ao tempos modernos de qualquer forma. Além disso ela é muito complexa, podemos nos atualizar e aprender através dela de várias maneiras, por exemplo através de pequenos textos, mas que demonstram muitas coisas que ocorrem nos dias de hoje, ou atraves de telas de arte, que se analisarmos de certa maneira podemos tirar muitos dados dela.


    Aluno: José Aparecido Quirino Júnior
    Turma: EM - 112

    ResponderExcluir
  8. A Função da Arte

    Na atualidade, o homem como um todo não reserva algum momento para criar ou apreciar a arte. Pois há em sua lista de preferências outras coisas julgadas de maior importância por ele, como trabalhar, estudar ou ate se divertir. Mas ele acaba não percebendo que isso tudo é arte. Pois arte não é somente aquilo que está exposto, e sim todo pequeno detalhe da vida.

    By: Leonardo Henrique Julio (EM-213)

    ResponderExcluir
  9. ARTE NA VIDA DO HOMEM CONTEMPORÂNEO

    Expressões, abordagem de ideias, visões surreais, isso, se chama “Arte”. Seja ele apenas um rabisco, um desenho abstrato ou só um desenho bonito. Ele não fala, mas se você olhar bem fundo nele, reparar os detalhes presentes em si, verás que apenas um desenho poça lhe pedir uma ajuda ou uma reflexão de um certo fato. Por isso, a arte é fundamental na vida do homem. Sinta emoções, viaje para terras distantes, use a imaginação, viva a arte!

    Marcela Stein (EM213)

    ResponderExcluir
  10. A Arte na Vida do Homem Contemporâneo

    Nos dias de hoje,o homem está cada vez mais ocupado,com menos tempo,mais apressado e acaba não dando importância às coisas mínimas do dia-a-dia,as coisas que são simples,mas de uma beleza indescritível, como o pôr-do-sol,um pássaro cantando,uma árvore crescendo,ele está se importando com coisas supérfulas e deixando de lado as coisas pequenas.Ele tem que re-aprender a olhar;ver o mundo com toda sua beleza e grandiosidade,notar como tudo tem sua peculiaridade,sua maneira especial de ser,seu valor.

    Aleiuton Betta EM213

    ResponderExcluir
  11. Lucas Gabriel R. F. EM213

    A arte na vida do homem contemporâneo o ajuda a relaxar em seus momentos de descanso. Fazendo-o refletir sobre o seu significado e apreciar sua beleza, fazendo-o pensar sobre a mensagem transmitida naquele verso de musica eu naquele trecho do texto.
    E também nos momentos de estresse em que você precisa resolver um problema ou até mesmo quando está aflito por algum motivo, pois se você observar um quadro, por exemplo, você fica horas tentando decifrar a sua "mensagem", isso pode ser comparado a os momentos em que você fica tentando decifrar a solução de um problema, portanto quem tem mais contato com a arte esta mais acostumado com essas situações e se sai melhor diante delas.

    ResponderExcluir
  12. Literatura é a arte de escrever obras literárias em prosa ou verso. Enquanto arte é um meio de educar e ampliar o conhecimento, assim sendo , se tora um meio de interação entre a sociedade, cumprindo o papel de transmitir fatos de uma certa comunidade. A literatura auxilia na transformação social, pois, oferece ao leitor várias posições perante um assunto. Obras literárias propõem ao leitor a reflexão e a oportunidade de mudar sua posição diante da realidade.

    Karen Delvoss Ribas (EM 211)

    ResponderExcluir
  13. Arte para o homem é tudo desde uma simples palavra até a um livro. Para você dar asas a arte basta você ler um bom livro, nele você viaja para qualquer lugar com a sua imaginação. Para uma cidade assombrada ou a onde sua imaginação lhe permitir levar. A arte não existe barreiras.

    André Felipe Silvestre (EM 211)

    ResponderExcluir
  14. No ritmo que o mundo está indo hoje, as pessoas não estão tendo tempo para conhecer coisas e banais da vida. A arte é um ponto forte para os dias de hoje, pois através da arte, as pessoas que não tem tempo, vão mais longe

    Lucas Tartas Pieper e Ronã

    EM 112

    ResponderExcluir
  15. Everson Viana EM114
    Louize Sant'Anna Nogueira


    A arte não é apenas é só um quadro com rabiscos coloridos, mais sim a natureza, os filmes, imagens, livros e até o próprio homem. O homem se reinventa e aumenta seus conhecimentos a cada instante cada detalhe é importante para sua vida até mesmo uma flor no calor do inverno. Pense e reflita tudo a sua volta, pois sua vida é uma obra.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Apenas lendo um texto ou vendo uma imagem não podemos observar o que o autor pretende nos passar, nos transmitir por entre linhas. O texto de Galeano demonstra a grandeza da arte, seja ela á base de letras, imagens, esculturas, danças, músicas. Não importa qual a forma de arte, todas são complexas demais para apenas olharmos. É necessário que a interpretemos e a entendamos, mesmo que para isso venhamos a necessitar de ajuda, seja ela do pai, do professor, do amigo e ainda assim muitas coisas serão esquecidas ou não notadas, mas talvez também venhamos a notar coisas que se quer seu próprio autor notou. Esta é a função da arte.

    Carolina da Silva
    EM 112

    ResponderExcluir
  18. Gabriel Cabral EM212

    A função da literatura é mostrar para as pessoas que há grandes possibilidades de informações, e dentro de uma dimensão em que não há início, meio ou fim, mas fica de uma forma onde pode se ter vários modos de interpretação. Para explorar melhor uma das dimensões é necessário um direcionamento para um objetivo, mas o indivíduo tem de saber que ele pode ir muito mais longe que sua imaginação. Portanto, nem sempre o que lê-mos diz o que nos fala, cabe a cada um de nós a melhor interpretação!

    ResponderExcluir
  19. A poesia de Galeano, utilizando o mar como exemplo, relata muito bem o papel da arte na vida de uma pessoa. Isto é, arte estará sempre em seu lugar, bem como o mar, e a vontade de desvendá-la a aprofundar o conhecimento sobre ela vem de cada um, como o pai de Diego, que viu que o menino tinha necessidade de ver o mar. Mas além disso, depende de cada um de nós o dom da sensibilidade de interpretar a arte, que poderá ser mais aguçada ou não em frente a uma obra.
    A função da literatura não difere nem um pouco da função da arte, pois a literatura é a arte das palavras, e cabe ao autor passar esse jogo de sensações através delas.

    Iaçanã Castro - EM213

    ResponderExcluir
  20. Cleiton Hoffmann EM 212

    A arte é fundamental para o homem atual, é ela que nos faz viajar em um mundo imaginário, onde tudo pode aconteçer, é ela que meche com nossos sentimentos, é a arte que de um simples nos mostra um mundo imenço ao nosso redor.É a arte que nos faz acreditar que cada dia podemos mais, que com fé e muito esforço, conseguimos realisar um dos maiores "fenômenos" da vida, a arte de viver e ser feliz.

    ResponderExcluir
  21. A arte é importante para o homem, pois é um modo que o homem tem de se expressar, ele é capaz de expressar seus pensamentos e sentimentos através da arte. A arte é algo que desperta alguma reação nas pessoas, e cada um vê a arte de um jeito diferente, ela varia de uma pessoa para a outra, o que uns acham arte, outros podem não achar. A arte, pode-se dizer, está nos olhos de quem vê, porém, é importante para todos se expressarem.

    Thaina Cristina da Cruz - EM-112

    ResponderExcluir
  22. A literatura nasceu para dar aos seres humanos aquilo que a vida real é incapaz, para fazê-los viver de forma mais intensa.
    A arte é uma maneira de expressar todas as formas de sentimentos, anseios, retratando sua vida atravez dela.
    Assim sendo, literatura e arte andam lado a lado quando se trata e expressar sentimentos que nao somos capazes apenas relatando.

    Victória Zonta. EM 211

    ResponderExcluir
  23. O papel da arte na vida de um homem hoje em dia,é ajudar ele a ver o mundo de várias formas,o homem aprende a valorizar não só as tecnologias e sim as pequenas coisas criadas pela natureza.

    Henrique Gazaniga Serafim
    Elizângela Hartmann
    EM213

    ResponderExcluir
  24. Ao olharmos a arte seja ela em qualquer que for a sua forma, não conseguimos entender ela por completo, pois a arte é muito complexa para que a compreensão se dê de uma forma tão simples. Como por exemplo em um texto relativamente simples como este de Galeano, é preciso de reflexões para entender o que o autor quer nos passar de mensagem, é necessário que olhemos de diversas formas, de diversos ângulos para compreender o sentido total da obra, e a arte tem esta função, ajudar o homem nessa difícil tarefa.

    Erick Santos Bez Fontana EM - 112

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. A arte em si , tem um papel muito importante na vida do homem contemporâneo. Com ela podemos ter uma visão ampliada , não só da literatura , como de todo o contexto. É importante para o homem saber interpretar não só os textos literários , mais usufluir desse conhecimento trazido pela literatura no cotidiano . A arte pode revolucionar a nossa visão de mundo , pois é algo original e inovadora ao mesmo tempo. Acima de tudo a arte é extremamente necessária para a nossa vivência.

    aluna : Bruna Nogueira Trizotti
    Turma : EM111

    ResponderExcluir
  29. Como podemos observar o texto ‘ A função da Arte ‘, nos mostra e ensina de varias formas o que é a arte. A arte normalmente esta presente em danças, gestos, textos, e etc. Em todos esses anos fomos privilegiados em ter autores como Mário Quintana, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, eles nos mostraram a arte em palavras, gestos tão suaves, mas num sentido tão culto que precisamos de um tempo para refletir, mesmo com palavras simples a arte consegue se manifestar com um significado tão profundo.

    Aluno:Gabriel Réquia
    Turma:EM-112

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. O que o texto tem a ver com a gente?
    Muita coisa, pois isso ocorre também com nós.
    O mar é a Literatura, algo amplo, que vai muito além do nosso olhar superficial, nós somos principiantes assim como o menino, o professor é como se fosse o pai, alguém que já tem experiência na área. Então é como se fosse mais ou menos assim que acontece: chega a ora de nós, os alunos conhecermos a Literatura, mas de tão ampla que ela é, nós não sabemos o que dizer, pois não a conhecemos, já tínhamos ouvido falar sobre ela, mas não tínhamos tido um contato tão próximo; e quando temos esse contato, nos sentimos meio desnorteados e assim vemos a necessidade de pedir ajuda a alguém que tenha experiência na área, no caso o/a professor (a).

    Victor Hugo Moser - EM114

    ResponderExcluir
  32. A literatura nos mostra além do que imaginamos, pois nela podemos ver, ouvir e falar. Hoje pode-se dizer que a literatura está em tudo que temos, a arte que cada palavra expressa nos faz refletir sobre o mundo e a nossa própria vida. A arte na vida do homem está em momentos críticos, porque cada vez mais temos uma sociedade com muitos compromissos e esquecemos de fazer uma boa leitura, não apenas de um livro mas sim da sua vida.

    Alunas: Camile Pereira Pretti.
    Carla Cristina dos Anjos.
    EM114

    ResponderExcluir
  33. Victor Luiz Ferreira, EM 213
    A arte hoje em dia, nos ajuda muito a entender a vida como ela é,e, ao mesmo tempo é uma forma de se expressar, de revelar mistérios de guardar segredos e também de ganhar dinheiro. Ela é tão importante nos dias atuais que é difícil viver sem ela.
    Na minha opinião sobre o texto, eu acho que o garoto não sabia que o que estava na frente dele era o mar, por isso pediu ajuda ao pai, mas como o senhor mesmo diz professor a literartura tem vários ângulos, cada um vê de um jeito.

    ResponderExcluir
  34. A arte tem um papel muito importante na vida do homem comteporâneo, assim como teve na vida do homem em outras épocas da história. Uma das que eu considero que tenha uma grande importância, é que através da arte você pode se expressar, mostrar seus pontos de vista e expor diversos e diferenciados pensamentos. A arte também pode ser ligada a liberdade, pois o artista pode colocar as suas ideias e suas emoções na arte e na maioria das vezes sem restrições.

    Carolina Roberto Floriano
    EM-213

    ResponderExcluir
  35. A arte não é apenas musicas, danças, desenhos, rabiscos, a arte é tudo. A arte como um todo diversifica nossas visões sobre o mundo, um texto, por exemplo, depende de nossa interpretação e imaginação para entender o que o autor está tentando nos dizer. No texto de Galeano vemos que ele quer nos passar muito além do que apenas uma história de um pai levando um filho ao mar e isso sem dúvida é arte.

    Fabrine
    EM-211

    ResponderExcluir
  36. Sem a Arte a vida seria apenas uma vida, algo sem graça, sem cor, sem sentimento, sem alegria. Porque a Arte representa tudo isso.
    Você já parou para pensar como seria olhar para o horizonte e simplesmente ver tudo cinza? Assim seria a vida sem a arte.

    ResponderExcluir
  37. Hoje em dia com a sociedade muito “corrida”, não tendo tempo na maioria das vezes nem para sua família, exigindo de cada indivíduo cada vez mais, a cada dia que se passa. A Arte tem um papel fundamental, sendo que ela faz com que os indivíduos reflitam sobre a vida, vejam os modos de expressar suas emoções, tenham um pequeno momento para refletir, pensar, estudar... Ela não é apenas figuras, poesias, desenhos, colocadas em quadros ou em livros para serem expostas, ela é a expressão da emoção do artista. O texto de Galeano é relativamente simples, porém se nós refletirmos ele vai demorar um pouco para compreendermos, então concluímos que a Arte é muito complexa, mas é necessário compreende – lá, pois ela está presente no nosso dia-a-dia.

    Alunos: Vitor Hamm Gomes e Gabriel Azevedo de Souza. Turma: EM-114.

    ResponderExcluir
  38. O homem contemporâneo não tem tempo para quase nada, a arte ajuda-o a olhar com outras perspectivas para a vida. Ajuda-o a pensar e estruturar-se melhor.

    Bruna Mara Gritti Brizola EM213

    ResponderExcluir
  39. A arte está em tudo a nossa volta, expõe significados que muitas vezes são complexos. Temos textos, imagens, músicas, fotografias e várias formas de expressar a arte, quais nos dão características que envolvem conhecimento para interpretá-las.
    No mundo atual, a arte pode ser a função que dá forma ao que pensamos e somos.
    No texto mostra onde a visão da arte de primeiro imaginar e, depois comprovar que se adquire conhecimento e criatividade através da observação e vivência.

    Betina Klemz Hardt EM112

    ResponderExcluir
  40. A arte nos mostra as coisas bonitas da vida como:as cores, as paisagens e os nossos sentimentos. Sem a arte nós só ficariamos no mesmo cotidiano do dia-a-dia e tudo seria sem graça.

    Alunos: Anderson Luiz Merling EM 213
    Lucas Hames Nurnberg EM 213

    ResponderExcluir
  41. Alunos: Vinicius Antonio Marques Em114
    Thales F.C Pinheiro Em114

    A arte é um mistério, onde todos têm duvidas, algumas artes ganham vida outras viram sonhos, a arte é algo duvidoso, a poucas pessoas que ainda sabem o que é arte e o que é simples rabisco, a arte não precisa ser algo que você tenha que pensar mais sim poder apreciar.

    ResponderExcluir
  42. Função da arte
    Atualmente a arte serve como refúgio para demonstrar sentimentos, expressar opiniões, despertar a curiosidade e a criatividade do homem.
    Creio que não podemos explicar de onde ela vem, simplesmente sentimos.
    O dom muitas vezes está dentro de nós, porém algumas pessoas despertam a arte no decorrer da vida, por um simples gosto de aprecia-lá.Hoje em dia se manifesta-se de várias maneiras, é só usar a imaginação e abrir os olhos, ela faz parte da nossa vida.

    Bruna Caroline Dutsol e Samantha Schussler – EM 114

    ResponderExcluir
  43. Eduardo Galeano quis falar pelo meu ponde de vista que pequenas atitudes ou coisas que fazemos podem ser enormes para as outras pessoas mesmo você não dando a menor bola, como Diego olha o mar e fica maravilhado e só pede uma coisa a seu pai que ''ajude a olhar'' a que lá imensidão. Galeano fez com que uma simples palavras explicarem um texto maravilhoso.

    Pietro Carlos Rossetto EM-211

    ResponderExcluir
  44. Rafael da Silva ---- EM 21222 de fevereiro de 2011 às 05:05

    Tal como as palavras, que ao transmitir pensamentos e experiências das pessoas, servem como um meio de união entre elas, também a arte actua de forma semelhante. A particularidade desta última forma de relacionamento, e que a distingue do tipo de relacionamento por meio de palavras, consiste nisto: enquanto por meio de palavras uma pessoa transmite a outra os seus pensamentos, pela arte transmite as suas emoções.

    ResponderExcluir
  45. Andre Leonardo Pisane --- EM 21222 de fevereiro de 2011 às 05:17

    Sobre o texto

    Com palavras profundas, o autor faz uma colocação em que o leitor, tem que ler e refletir sobre o que leu, transforma uma simples ida para ver o mar em uma poesia.Onde tem um certo humor ao mesmo tempo ele leva seu filho para ver o mar onde mostra a cultura que o pai esta passando ao filho.

    ResponderExcluir
  46. Sérgio Stein EM-112

    Hoje em dia, para essa geração que chega, assim como eu e meus colegas, que sempre estamos presos a algum tipo de aparelho eletrônico, vivendo a vida como verdadeiros loucos, pouco consciente com o que nos rodeia, pois além da tecnologia nos trazer benefícios ela também nos torna escravos do famoso "basicão", não só pelo fato de que quase sempre estamos sem tempo de simplesmente deitar olha para o teto e pensar no que você fez em determinado dia, mas também pelo fato de que hoje em dia é tão fácil ter acesso rápido e prático a um comentário sobre uma obra de arte, que acabamos não nos preocupando em pensar ao olha uma obra prima, e sim simplesmente fazer uma busca no famoso "Google", e problema resolvido, fazendo com que a arte seja esquecida nos confins de nosso cérebro.

    ResponderExcluir
  47. É a arte hoje em dia para seus artistas se empresarem através das pinturas. A arte é imensa para os nossos olhos e ninguém consegue apreciar sozinho a beleza da arte.

    Leandro Bertoli Cardoso EM-113

    ResponderExcluir
  48. A literatura enquanto arte é um meio de conhecimento. Assim, a função de literatura é ensinar a humanidade a viver e a ser melhor. Ela, a arte em geral, educa.
    A literatura tem quatro funções, e a função que se encaixa no texto “A Função da Arte”
    é a Função Cognitiva, pois o pai quis passar conhecimentos para o filho levando-o para conhecer o mar.

    Maria Eduarda Olinger, EM212

    ResponderExcluir
  49. Arte tem como função aumentar o conhecimento, dando asas a imaginação e propondo novos universos inimagináveis.
    Mais do que uma obra de arte a arte esta em todo o lugar numa pintura, num texto, num pensamento ou até mesmo num gesto. Então de asas a sua imaginação e faça arte você mesmo a cada dia a cada momento.

    JOSÉ VÍTOR MELCHIORETTO (EM113)

    ResponderExcluir
  50. A arte realmente é uma coisa bela, além dos artistas se expressarem através de sentimentos expondo suas obras, uma “simples” paisagem como o mar, citado acima no poema, também não deixa de ser uma arte deslumbrante, feita naturalmente, sem a ajuda do homem. Devemos parar e refletir mais sobre as belas “obras” que vemos todos os dias no cotidiano, dar valor as coisas simples e fazer de cada minuto um grande momento.

    AmandaOuriques
    EM213

    ResponderExcluir
  51. A arte é essencial na nossa vida.Precisamos de arte na escola, no trabalho, no tempo livre e em outras situações do cotidiano.Por exemplo, no final do texto é revelado que o menino é cego, e ele usa a arte para imaginar o que ele sente e cheira.

    Carlos Roberto Schwaab - EM 212

    ResponderExcluir
  52. Este texto mostra como o menino nunca tivera oportunidade de ver o mar, e como sua emoção foi tão grande que pedio ajuda a seu pai.
    Nessa cronica você pode ver como a arte esta ão perto que nem se pode imaginar como a beleza desta arte é inadimiravel, mas a arte não é somente aquilo que esta esposto, e sim todo pequeno detalhe da vida

    Fernanda Ribeiro - EM 111

    ResponderExcluir
  53. Este texto fala sobre como a arte está presente em nossas vidas,na verdade no mundo inteiro.
    A natureza é arte,a cidade é arte,mais muitas vezes o ser humano não consegue ver,entender.
    Quando o ser humano ve, entende essa arte se surpreende,muitas vezes a surpresa é tanta que nem consegue acreditar.

    Douglas Pacheco Reinert-(EM111)

    ResponderExcluir
  54. A arte é muito importante em nossas vidas pois ela nos da idéias nos fazendo aumentar nosso conheçecimento questionando e criando novos caminhos e culturas que podem fugir do nosso coditiano ou de um padrão de vida. O menino ficou encantado com o mar, uma obra da natureza, e apartir daquele momento ele expandiu seu conheçimento de uma forma que pediu a seu pai para que o ajudasse.

    Leonardo Jacob EM-111

    ResponderExcluir
  55. Rafael Carvalho Bueno - E.M 111

    A arte é fundamental para o ser humano moderno, muito embora não seja apreciada corretamente em todas as suas formas, tudo na vida é arte, desde o bater de asas de uma borboleta, até a grandeza de um construção moderna baseada em uma arquitetura nova. A arte que se repete todos os dias no nascer e no pôr do sol, que mesmo sendo iguais, sendo sempre diferentes na riquesa dos detalhes.

    ResponderExcluir
  56. Muitas vezes não enxergamos a Arte como ela deveria ser vista, por exemplo: Isto é o mar, não tem nenhuma função além de ser o mar. Na verdade ela não possui utilidade no sentido concreto da palavra, mas não significa que ela não tenha uma função, ela demonstra de forma clara e explícita o que sentimos ou qualquer coisa que não de para explicar ,é uma função sentimental que leva a muitas emoções.Mas nem sempre foi definida deste jeito muitas vezes ela foi confundida com inutilidade.

    Renata França Palhano EM- 211

    ResponderExcluir
  57. Tudo em nossa vida é arte, os momentos que passamos, sejam eles felizes ou tristes.Basta olhar para o lado e você encontra arte,a arte de olhar, de ouvir, a arte da comunicação, a arte da amizade,do amor e a arte mais importante, a arte da vida, pois sem ela não existiríamos.

    Giovana Gorniack da Silva - E.M.111

    ResponderExcluir
  58. A arte é uma maneira simples, porem fundamental onde o homem pode expressar seus sentimentos, seus desejos, medos, tristezas, enfim, a arte expressa o que não podemos falar diretamente.
    Ela disperta criatividade, registra histórias, acontecimentos, que muitos não presenciaram, mas através dela, poderão sentir de alguma forma.

    Kelly Cristina - EM213

    ResponderExcluir
  59. A arte e uma forma de expressão, o homem contemporâneo transforma suas emoções e sentimento em arte em forma de musica,teatro,dança,novelas e cinema .
    E fácil você ver uma arte e entender o sentimento do homem contemporâneo, pois mesmo com o mundo de hoje ainda se conserva a arte como uma forma de comunicação e o homem tem formas mais fácil para se expressa em forma de arte .

    Guilherme Thiago Nordio - EM212

    ResponderExcluir
  60. A arte em nossas vidas é muito importante, pois ela limpa a nossa mente e nos inspira, é uma saida do mundo corriqueiro, das filas, das brigas, do transito, é como uma terapia, seja visual atraves de obras, auditiva atraves de musicas ou até mesmo atraves de poemas.
    BRUNO BIANCALANA-EM 111

    ResponderExcluir
  61. A arte para o homem contemporâneo tem a função de fazer refletir, pensar, a arte pode ser conhecimento, é um meio de expressão é descoberta e pode causar transformação, despertar emoção e formar idéias em relação ao mundo. A vida não é só trabalho e consumo, a arte nos faz pensar em outras necessidades que muitas vezes ficam esquecidas.

    Rafaela da Costa Böge
    EM 212

    ResponderExcluir
  62. A arte encanta, faz a gente pensar e muda a gente. A beleza de um arco-íris, as palavras de Machado de assis, a musica de Beethoven encantaram o mundo e faz que as pessoas pensem o que é melhor para si. E façam coisas inacreditáveis.

    Aluno: Rafael Rizzatti
    Turma: EM 212

    ResponderExcluir
  63. A arte possui um papel muito importante na vida do homem. E apesar de não ser contada como sempre presente, ela esta em muitos lugares, praticamente em todos. Muitos acreditam que a arte só esta presente nos quadros e nas esculturas famosas, Mais ela esta presente em muito mais do que isso até mesmo nas coisas mais simples do nosso dia-dia como, por exemplo, no por do sol, na migração dos pássaros, na letra de uma música, até mesmo em um texto e em muitos outros lugares... A arte é de muita importância para a vida do homem, pois ela sempre está presente para onde quer que voltemos nossos olhos ela estará lá. Embora como eu relatei linhas acima alguns não a considere presente.

    Maxini Costa Moreira – 1º série do ensino médio, turma EM113.

    ResponderExcluir
  64. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  65. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  66. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  67. A Arte tem como um de seus componentes a criatividade,tanto do ser humano ao criar as obras de arte e transmitir mensagens através delas, quanto da própria natureza que com a sua imensa capacidade de forma fenômenos naturais nos impressiona a cada dia.A Arte é uma forma de expressão e por isso se tornou de extrema importância nos dias de hoje e ela não está apenas nas molduras em museus importantes elas podem estar em livros,poemas,frases que por mais que sejam apenas palavras pode dizer muita coisa!Uma das Artes mais importantes que existem é a Arte de viver e poder conhecer o que é Arte.

    Rafaela Gonçalves EM 112

    ResponderExcluir
  68. No mundo existem várias coisas que ainda não vimos, não as conhecemos esse era o caso do garoto Diego. Ele não conhecia o mar, talves não imaginava como era e finalmente quando ele conheceu, ficou tão impressionado com tamanha beleza que não soube interpretar a arte maravilhosa que tinha a sua frente, o mar.

    Monyque M. Barros EM 112

    ResponderExcluir
  69. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  70. A literatura é a arte das palavras escritas e também orais. A literatura enquanto arte é um meio de conhecimento,assim, a função da literatura é ensinar a humanidade a viver e ser melhor.Além disso é um exercício intelectual, que ajuda no crescimento pessoal e cultural,pois vemos por mais de um lado o que é escrito ou falado.
    Heloíza Bennack EM 212

    ResponderExcluir
  71. Arte vem do latim ars,que significa ação... e já no dicionário de língua portuguesa Michaelis significa (...)4 Execução prática de uma idéia(...) então podemos logicamente concluir que arte é a ação da pratica de uma idéia,e é claro que como tudo no mundo começa de uma idéia e da pratica da mesma,podemos dizer que a Arte é indispensável pra vida do homem moderno.

    Lucas Gustavo de Paula Oliveira Carneiro EM 211

    ResponderExcluir
  72. Muitas vezes não percebemos, mais a arte nos proporciona uma nova maneira de ver, sentir e pensar em novas idéias que temos ao nosso redor. Em pequenos momentos notamos a arte e a literatura se unindo e mudando o jeito de observar do homem de hoje. A arte esta cada vez mais se manifestando de modos diferentes nos mostrando um jeito mais belo de interpretar o mundo em que vivemos.

    Alunas: Beatriz Tomasi
    Renata Barone
    Turma: EM 114

    ResponderExcluir
  73. Susana Ribeiro da Silva.
    EM 212 -SOCIESC
    O papel da arte na vida do homem contemporâneo é essencial, pois é impossível imaginar a vida sem luz, cor, musica, poesia e amor.
    Tudo isso é arte.
    A arte esta presente também na comunicação escrita como na comunicação por gestos e expressões.

    ResponderExcluir
  74. No nosso mundo a arte literária é muito importante, qualquer um pode criar e recriar textos, ela facilita a nossa imaginação e desperta novos conhecimentos.A literatura faz com que a gente entre em um mundo onde tudo pode acontecer.

    Natalia Beatriz Santiago
    EM113

    ResponderExcluir
  75. A arte, desde o início da jornada humana na Terra, tem um papel indispensável na vida deste. Ela se tornou um desabafo e uma esperança para o mundo contemporâneo, já que hoje a objetividade é cobrada a partir da pré-escola. Olhar um belo quadro, ouvir uma bela música se tornou um refúgio mental para o homem frio e calculista tal é o contemporâneo. A arte é como uma mãe, que protege seu filho da realidade triste que é o mundo atual.

    Luana Lopes Lara
    EM213

    ResponderExcluir
  76. Bruna da Silveira –EM 21227 de fevereiro de 2011 às 13:13

    Na minha opinião , o papel da arte na vida do homem contemporâneo é mostrar ao homem as riquezas , belesas , a natureza , o conhecimento do mundo que devemos compartilhar com outras pessoas , principalmente aquelas que vivem em torno de todos nós .

    ResponderExcluir
  77. Nos dias de hoje, a Arte da Literatura está muito avançada.Ela nos influência e também nos ajuda.A literatura está em todo lugar, é uma atividade muito importante para as pessoas, pois ela ensina o que há por trás das letras e palavras.

    Tainara Elora de Carvalho
    Ana Carolina Afonso
    EM-114

    ResponderExcluir
  78. É expressar em forma de texto ,os sentimentos ,os conhecimentos das pessoas.

    Lucas Roncaglio Berkenbrock. EM-212

    ResponderExcluir
  79. A literatura nos ajuda a olhar de forma diferente para um texto, nos faz entender o que o autor está querendo passar e nos faz olhar por mais de um ângulo. Assim também ajuda na vida, a ter várias maneiras de olhar diferentes situações, não enxergar por um só ponto de vista. Assim dizendo, ela está presente em toda a nossa vida, em tudo o que fazemos.

    Lucas J. Marangoni
    EM 113

    ResponderExcluir
  80. Ana Luiza EM 212
    A função da arte é mostrar o conhecimento, pois cada um vê a arte de forma diferente.A arte está em todo o lugar na dança, na musica,em livros, em todo o lugar.Na poesia o pai queria ajudar a mostar o conhecimento o 'mar' para o filho pois o filho não enxerga.

    ResponderExcluir
  81. Depois que o Pai levou o filho para conhecer o mar , antes , teve que atravessar enormes dunas de areia , e quando estava no topo das dunas , viu a beleza e a imensidão do mar , depois de ficar mudo de ver tanta beleza , Diogo , disse ao pai para ajuda-lo a ver melhor o mar , pois era tão grande e bonito , que Diogo , pensava que por ser pequeno, não conseguiria ver por inteiro aquela imensa paisagem , por isto pediu ajuda ao pai , para não perder nada .

    Fernanda Zanoni
    EM-212

    ResponderExcluir
  82. Everton Felipe EM 212
    O menino ficou sem ação na hora em que viu aquela imensidão azul em sua frente,era tanta emoção que ele não conseguia falar,
    ele queria mais, ele queria sentir o que se passava naquele lugar, assim como na arte, basta um olhar e você sente tudo o que
    o artista pretende comunicar.

    ResponderExcluir
  83. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  84. Brendon Barreto EM-213
    O homem contemporâneo é movido por inspiração,e a arte inspira o homem a enxergar novas perspectivas e lhe ensina a ver a beleza de cada coisa.
    Todos nós damos significados diferentes a arte,um que expresse nossa dor e alegria,e sentimentos muito mais complexos,diferentes...inexplicáveis.

    ResponderExcluir
  85. Julia Carolina buettgen - EM 21227 de fevereiro de 2011 às 18:08

    O menino ficou sem ação, ao ver aquele horizonte, ao ver aquele mar azul que não acabava mais, então pediu ao seu pai, para que o ajudasse olhar tudo, sem perder um momento sequer. A emoção tomou conta dele naquele momento, ele não conseguia falar diante daquela linda imensidão, foi uma beleza além do que ele esperava. Assim o menino conheçeu o mar!

    ResponderExcluir
  86. A arte na vida do homem é importante para sua integração na sociedade,poia ajuda-o a ver o mundo de uma forma diferente.Apreciando as paisagens natureza,mar e outras belezas naturais.Devemos apreciar sempre que podermos pois um dia poderemos fica cego,como o garoto do texto,e não ter visto todas as maravilhas que DEUS fez para nós.
    Mauricio Maçaneiro JR EM 212

    ResponderExcluir
  87. A Arte literária amplia e diversifica as nossas visões e interpretações sobre o mundo e a vida como um todo.Ela trás para nós vários conhecimentos, que nos deixam mais ligados, atentos aos acontecimentos do dia-a-dia, aumenta a imaginação e muitas vezes muda a forma de pensar de algumas pessoas que lêem textos literários como de Eduardo Galeano.

    Gustavo Volles EM-212

    ResponderExcluir
  88. EM-212 Jean Cleber de Araujo

    Na minha opinião este texto literário tem vários sentidos,por exemplo,que o papel da arte na vida da sociedade éde fundamental importância,desde que analizarmos o ponto de vista de cada pessoa.
    Algumas pessoas tem a sensibilidade para extrair desta arte sentimentos e diversas emocões,já outras nem tanto,pois muitas vezes não estam preparadas para visualizar esta belaza que a arte nos apresenta de qualquer forma seja música,tatro,cinema,paisagens,etc...

    ResponderExcluir
  89. Lucas Leandro Freitas Nolli (EM 212).
    A fim de compreender a arte, precisamos nos aproximar e nos identificar o que significou os rituais primitivos que davam vazão as manifestações artísticas do homen primata.
    Parte integrante da civiização, a arte é presente quando ainda nao se fazia uso da linguagem textual.
    Nas cavernas,edificações,templos e pinturas haverá sempre de representar uma linguagem universal.

    ResponderExcluir
  90. A arte é muito importante para nos, pois sem ela não teríamos a dança o cinema e a musica.
    A arte também é uma forma das pessoas expressar suas emoções, sua história e sua cultura.
    A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.

    Aluno: Jean Carlos
    Turma: EM 211

    ResponderExcluir
  91. A Arte foi e ainda é algo fundamental desde muitos séculos, talvez milênios atrás. Hoje em dia ela nos auxilia e nos permite a produzir reflexões, e enxergar de diferentes modos, diferentes ângulos, tudo o que passamos. Ela está presente em praticamente tudo, como em livros, pinturas, cinemas, teatros, músicas e até em cavernas onde há inúmeros desenhos em pedras, chamados de artes rupestres.
    Algo também importante para citarmos é a contribuição que devemos praticar a favor da manutenção e desenvolvimento da Arte e da nossa cultura, que está intimamente ligada a essa.

    Murilo Rodrigues Ziehe
    Vinicius dos Santos Rosa
    EM114

    ResponderExcluir
  92. A arte é a força da expressão humana onde através dela o artista exprime seus pensamentos.
    Ela está presente em nossas vidas, podemos expressar nossas alegrias e tristezas através dela.
    A beleza da arte depende dos olhos de quem a vê.
    A arte também é expressa atravez da musica da dança e de pinturas.

    Kleison Possenti - João Vitor Costa EM114

    ResponderExcluir
  93. Muitas vezes nos prendemos as nossas limitações, ou até mesmo a fadiga de não observar o mundo a nossa volta; simplesmente paramos no tempo não ganhamos conhecimento e nem cultura, e muitas vezes esse choque com a cultura é tão grande, que precisamos de ajuda para entender o significado de tudo aquilo que a obra de arte, ou talvez um gesto ou quem sabe, um texto quer nos transmitir.


    Nome: João Pedro de Oliveira

    Turma: EM 112

    ResponderExcluir
  94. Tudo o que gira em torno de nós se resume em arte e através dela somos incentivados a buscar novas técnicas para colocá-la em prática.
    Nossas expressões nos revelam como somos, portanto, a arte é fundamental na vida do homem contemporâneo.
    Não importa como vivemos ou imaginamos a arte, mas devemos buscar novas maneiras de interagir com o mundo.

    Aluna: Karolina Biff EM112

    ResponderExcluir
  95. Em minha opinião o papel da Arte na vida do homem é de,não só pensar e refletir,mas também de mostrar por diferentes angulos as coisas no mundo.
    Por exemplo no texto o garoto nunca viu o mar,e quando ele viu a beleza,do oceano Diego ficou sem palavras para descrever.
    Atualmente a arte é conhecida como forma de ganhar dinheiro,mas se você pensar bem,tudo pode ser arte,dependendo do ponto de vista de qualquer pessoa.

    Aluno:Nicolas Flores Pacheco
    Turma:EM 114

    ResponderExcluir
  96. A arte é uma forma do ser humano expressar suas emoções e a sua cultura. Muitas pessoas dizem não ter interesse pela arte e, porém o que elas não imaginam é que a arte não é apenas pinturas ou esculturas também pode ser representada por forma de musica, cinema e a dança. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, na dança etc.

    Aluno:Anderson Weber,EM-114

    ResponderExcluir
  97. Existem inúmeras maneiras de fazer arte, e a literatura é uma delas, a mais importante em minha opinião. Através dela grandes escritores nos ensinaram a olhar para o mundo com olhos críticos, nos fizeram questionar a realidade e exigem cada vez mais conhecimento do leitor para que ele entenda o enigma escrito nas entrelinhas desta arte. Ela ensina, questiona e transforma. Graças a ela podemos ouvir a história do mundo na pele de personagens que tornaram-se eternos na história da literatura.
    Julia da Cunha Cidral EM-211

    ResponderExcluir
  98. A arte é uma forma criativa de expressar os sentimentos do ser humano , e ate mesmo criticar a si próprio. Assim podendo fazer com que o Homem interprete mais as coisas , se aprofundando , tento cada vez mais usar a sua própria criatividade com a arte , fazendo com que a arte seja mais conhecida e interpretada pelo homem .

    Jessica Maysa Furlanetto.
    EM 111

    ResponderExcluir
  99. Muitas vezes não percebemos como o tempo passa tão rápido, não valorizamos a beleza que temos ao nosso lado. Que dentro da arte muitas vezes com a arte podemos expressar nossos sentimentos, que após cada trabalho podemos olhar com orgulho com emoção o que fizemos ou o que esperamos muito para alcançar. Que muitas vezes vendo uma arte, uma vista pode esquecer-nos de tudo, podemos viajar naquele momento e esquecer tudo.


    Camila Kaminski Em 212
    Felipe Souza S. Em 213

    ResponderExcluir
  100. Na vida do homem de hoje em dia muitas riquezas foram perdidas, uma delas foi a arte, e reparar nas coisas belas da vida, porque com a modernização e com a correria das grandes metrópoles ficou cada vez mais difícil reparar na arte, como um pôr-do-sol, olhar as estrelas, passear com a família, se apaixonar, dentre mais tantas artes.

    Gustavo Santana EM 113

    ResponderExcluir
  101. A arte tem como função na vida do ser humano, mostrar pra ele, o que ele vê, e o que ele pode ver, e como arte não significa apenas pintura, a arte pode expor ao ser humano, a realidade de diversas maneiras, a arte, enfim, é o maneira que o ser humano encontra pra ser expressar.

    Carlos Eduardo Maes. EM 211

    ResponderExcluir
  102. Lucas Cortez EM 212.

    A arte ajuda a enxergar a sociedade, a vida do ser humano. Um exemplo claro é esse da praia, onde o garoto nunca viu o mar e não imaginava a sua imensidão. creio que a surpresa do garoto foi grande ao ver o mar, por isso pediu ajuda para enxergar e compreender a sua imensidão. Um fato comum para algumas pessoas seria ver o mar, porém para o garoto esse fato é especial,pois levou o garoto a imaginar como toda aquela harmonia da praia funcionava, uma reflexão que devemos ter todo dia: questionar o porque desses acontecimentos, dessas características do dia a dia.

    ResponderExcluir
  103. Cynthia Alvarez EM 21228 de fevereiro de 2011 às 18:40

    O homem contemporaneo cada vez mais se afasta das coisas mais simples, dos sentimentos mais intensos que a vida proporciona, como uma tarde para ver o mar com o filho.A arte é simplesmente tudo aquilo que está sendo retratado em uma ação, podendo ser vista de várias formas, cada um com seu olhar.

    ResponderExcluir
  104. É a arte quem nos transforma. Ela quem nos ensina o quanto é importante ler um livro. As palavras novas gravadas no fundo de nossas mentes. O conhecimento que você obtem não tem preço. O texto "A função da Arte" de Eduardo Galeano faz uma comparação de um menino que ve o mar pela primeira vez com a função da arte.A arte é muito importante, conhecer pessoas filósofas, seus famosos ditados, pessoas que fizeram a história do nosso país, sem estudo e sem conheçimento somos apenas nada;


    Sinara Cristine Dias EM - 211

    ResponderExcluir
  105. Na minha opinião a arte é um mundo que surpreende a todo momento de nossas vidas, faz com que as pessoas reflitam e admire a arte na vida, a arte esta presente em todo momento do nosso dia.

    Emerson Luis Vageleski EM-211

    ResponderExcluir
  106. A função da arte é literatura, tudo é arte, tudo é literatura. O mundo hoje é feito completamente da arte, ou seja não existisse a arte não existiria a humanidade.




    Leonardo Felipe Mira Souza EM-211

    ResponderExcluir
  107. A função da arte é emocionar as pessoas como: o futebol que traz à alegria as pessoas, que vêem o espetáculo da partida de futebol, que é emocionante, uma pessoa vendo um quadro de Leonardo da Vinci se emociona igual vendo uma partida de futebol, escrevendo uma poesia, pintando e a mesma sensação de alegria e satisfação.
    José Marcos Heck EM 113

    ResponderExcluir
  108. A função da arte é fazer as pessoas enxergar as coisas com um modo diferente, com outros olhos. A arte em nossa opinião é conhecida como o meio de colocar o homem em estado de equilíbrio. A arte não só é necessária e tem sido necessária, mas igualmente que a arte continuará sendo sempre necessária.

    Leonardo Fernandes e Guilherme Miro. EM-114

    ResponderExcluir
  109. existem muitas formas de responda essa pergunta, para mim a função da arte é passar algo para nós, nos fazendo rir,chorar ou até mesmo nos fazer pensar sobre o que é a arte.

    aluno:thalles de jesus martins
    EM 113

    ResponderExcluir
  110. A arte é muito importante pra nós, pois ela nos tira do nosso mundo e nos transporta pra outro mundo bem diferente, onde pedemos aprender muitas coisas. Ela também nos traz muitos sentimentos e emoções nos passando sua mensagem.

    Jonas Pollnow
    EM 112

    ResponderExcluir
  111. Acho que a arte é um complemento do conhecimento geral, tem haver com a informação, comunicação e lazer. Ela é a utilização da criatividade da pessoa.
    A arte é uma forma de demonstrar sentimentos e emoções, de se expressar... Tornando possível uma interpretação diferrente de cada um.

    Kauana Schuelter. EM-112

    ResponderExcluir
  112. Julia daniele EM-114
    Julia Gabriela EM-114

    A influencia da arte nos dias atuais tem como principal objetivo, nos fazer refletir principalmente na imensidão das coisas, nos fazer olhar com outros olhos as coisas simples da vida e até de uma certa forma nos mostrar que a vida pode ser muito boa, se deixarmos um pouco de lado toda esta correria do dia-a-dia.

    ResponderExcluir
  113. A atre está em todo lugar, principalmente na vida do homem, porém não são todos que conseguem ver sua beleza e grandeza.
    Ela vem da imaginação, da criatividade de cada um. Expondo seus pensamentos, jeitos de viver, religião, etc...
    Pra alguns, a arte é uma coisa pequena e sem importância. Para outros, a vida é uma arte. Ela é basicamente tudo e por isso, achamos que o papel dela é dar sentido a nossa vida.

    Felipe de Faria
    Gustavo Della Giustina
    EM-114

    ResponderExcluir
  114. O conhecimento não nasce junto a pessoa ele é adquirido com o passar do tempo com as descobertas vivenciadas a casa instante.É necessário buscar sabedoria para não tornar-nos pessoas leigas, podendo assim expressar nossas opiniões sem que a nossa personalidade seja abalada por qualquer mero argumento, "a imensidão do mar" é comparada com a infinidade de conhecimentos existentes que aos poucos procuramos descobrir.

    Mariana Camacho Limas
    EM-211

    ResponderExcluir
  115. O homem contemporâneo não tem horários para conciliar trabalho, arte, entreterimento, pois seu tempo está voltado apenas para o dinheiro ou ate mesmo a necessidade de sobreviver com isso acaba entrando em uma situação que provavelmente não irá conseguir sair dela. Pois a arte dá a possibilidade de viajar na imaginação ou ate mesmo entender o mundo moderno, que te obriga a não ver através das entrelinhas da vida.

    ResponderExcluir
  116. Breno Castro Cardoso1 de março de 2011 às 15:35

    A arte tem o papel no homem contemporâneo de modificar sua visão do mundo, possibilitando-o a ver de varias maneiras o mesmo fato, a arte nos proporciona a isto pois ela nos mostra o "ângulo" de visão de outras pessoas e suas maneiras de ver um fato, e nos da liberdade para expressar a nossa opinião sobre algum fato polêmico, ou apenas para expressar sua opinião sobre alguma situação atual.

    Breno Castro Cardoso
    EM-211

    ResponderExcluir
  117. A função da arte notra a grandeza evalor de algo que muitas vezes é despresado ou tratado como se fosse algo normal. O mar por exemplo que foi tratado no texto, o mrnino olha o mar como uma obra de arte co m seus segredos, riquezas e belezas que muitas pessoas desconhecem ele tenta enchergar nesse modo mais apreciador, poetico e artistico deixando o mar como uma verdadeira obra de arte.

    Lyan Carlos Madalena
    EM-211

    ResponderExcluir
  118. Pedro Gustavo

    A arte esta nos olhos de quem ve, feliz é aquele que consegue admirar eternamente.Esta no novo, no diferente, em tudo que nos causa impacto e admiração.
    Enfim a arte é o dom de sentir e entender.

    ResponderExcluir
  119. Para mim, a arte esta presente em tudo, a nossa vida é uma arte, não importa de qual forma.Ela está nos quadros famosos ex:Monalisa(Leonardo da Vince),as poesia támbem estão inclusas na arte,e outras.Mas temos pessoas que não dão valor para a arte que existe dentro de sí mesmo,
    resumindo:a ate está em tudo e é tudo.

    Jhonatan Lincon Mendes (EM113)

    ResponderExcluir
  120. A arte somos nó mesmos, somos como a arte em vida, muitos temos movimentos, pinturas, sentimentos, sejam eles dolorosos ou alegres. somos a arte em movimento, o dom de falar, ouvir e ver

    Paola Hasse EM-211

    ResponderExcluir
  121. Nessa breve crônica que lemos você observa uma demonstração de arte,na atualidade, o homem como um todo não reserva algum momento para criar ou apreciar a arte.O homem é capaz de expressar seus pensamentos e sentimentos através da arte.A arte pode revolucionar a nossa visão de mundo , pois é algo original e inovadora ao mesmo tempo. Mesmo com palavras simples a arte consegue se manifestar com um significado tão profundo.

    Evandro Vladimir M. Junior EM 211

    ResponderExcluir
  122. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  123. Nesta breve crônica, mostra que a arte esta em todo lugar, numa cadeira , numa mesa, e na imensidão do mar. Que é a partir da arte , que conseguimos expressar nossos sentimentos, o que estamos sentindo no momento,que quase tudo gira em torno da arte; que com poucas e breves palavras,conseguimos expressar um sentimento e significado tão profundo, que penetra em nossa alma.
    Andréia Cristina Sandrini Turma:EM213

    ResponderExcluir
  124. A arte é tambem uma das diversas maneiras de se comunicar, expressar sentimentos. O que Eduardo quis dizer no seu poema que a gente deve dar valor as coisas comuns do nosso dia a dia. Como no poema citado acima, o mar.

    Sabrina Emmily Rengel EM211.

    ResponderExcluir
  125. Nos dias atuais a arte de uma forma geral reflete praticamente tudo em nossas vidas. É ela que nos mostra como éramos e como somos,nos faz viajar num mundo completamente diferente, onde se repara principalmente na arte de cada um de nós. É a arte, que nos humaniza, que nos da o melhor entendimento no mundo em que vivemos, onde o necessário não é o dinheiro ou os problemas pessoais mais sim a arte de ser feliz.

    Cleber Hoffmann
    EM 211

    ResponderExcluir
  126. Tudo que nós cerca tem um certo toque de arte.A vida humana é uma manifestação viva da arte que muitas vezes não consegue reconhecer a arte das coisas comuns de nosso dia-a-dia, exemplo no texto acima, o mar.O ser humano atual, esta tão preocupado com seus deveres que não apreciam a beleza das coisas simples e acabam não vendo as entre-linha.

    Tiago Lehnnkuhl EM 211

    ResponderExcluir
  127. Rodrigo Matheus Reinert1 de março de 2011 às 17:17

    Aonde quer que voce vá, a arte ja passou por lá. Nessas novas gerações, ajente olha mais do que enxerga, ajente nao ve a tanta beleza que o mundo fornece, pode ser o mais simples que seja, aprecie e, veja como a vida é bela !!

    Rodrigo Matheus Reinert EM-111
    Feliz 1 de março :)

    ResponderExcluir
  128. O papel da arte na vida do homem contemporâneo é um contexto diferente dos contextos comuns, fala sobre as realidades as fantasias os valores o cotidiano das nossas vidas através da arte. Eduardo Galeano quis mostrar o valor das grandezas naturais através da literatura.

    Henrique Gabriel Nunes de Oliveira (EM-211)

    ResponderExcluir
  129. As vezes é bom você estar ligado na arte,porque vocês dá uma viajada e até parece um pouco da realidade em que você está vivendo,um pouco do passado e do futuro e está tudo ali na sua frente e você nem percebe,olha e fala:
    "Não sei como uma pessoa tem o prazer de fazer isso!"
    Mas talvez essa arte esteja em tudo quanto é lugar:imagens,paisagens e em outros lugares.
    Mas os homens de hoje estão muito ocupados com o trabalho que nao tem tempo de ver as belezas do Brasil.

    Iago Luiz Silveira - EM 213

    ResponderExcluir
  130. A arte é uma forma de se expressar nossos sentimentos e pensamentos, e ela está presente em tudo, em uma paisagem pela qual passamos até um quadro ou um caderno, nós mesmos somos arte, qualquer coisa na nossa vida é arte mesmo que não podermos ver isso.
    Issarie M. C. de Melo EM-211

    ResponderExcluir
  131. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  132. Lucas Ronchi EM213

    A arte é muitas vezes uma forma de comunicação, que geralmente passa despercebida pelo homem contemporâneo, pois esse homem com o dia-a-dia corrido das grandes cidades não percebe onde esta a arte e acaba não se dando conta que ela esta ao seu redor.
    Um exemplo disso é quando estamos nas ruas e não vemos o que esta aos nossos olhos como a arquitetura dos prédios a musica que toca no radio do carro e até o carro que por si já é uma arte.

    Abraço

    ResponderExcluir
  133. Rubens Sementino Neto e Breno Castro Cardoso
    EM211


    A arte faz com que o homem contemporâneo modifique sua visão do mundo, possibilitando o ver de varias maneiras o mesmo fato, a arte nos proporciona a isto pois ela nos mostra o ângulo de visão de muitas pessoas, suas maneiras de ver um fato, e nos da liberdade para expressar nossa opinião sobre algum fato ou acontecido seja ele polêmico ou não, ou talvez apenas para expressar sua opinião sobre algo atual.

    ResponderExcluir
  134. Na poesia a literatura esta sendo comparada com o mar, do mesmo jeito que o mar é imenso... A literatura é imensa.
    A literatura é complicada, mas ao mesmo tempo é fascinante ela faz parte.
    Do mesmo jeito que nunca vamos esquecer o mar, nunca esqueceremos a arte ou a literatura.


    Heloiza Aguiar Goulart – EM 211.

    ResponderExcluir
  135. Eduardo Karam.
    EM-114
    Quando pensamos em arte pensamos o quanto somos capazes de imaginar ou criar.
    O mundo encherga a arte como uma obra. Ela não é apenas uma óbra é uma realidade que nos faz pensar e criar.
    A arte é muito heterogenea em relação a vida e a própria cabeça do ser humano.
    A arte pode ser um simples gesto de amar.

    ResponderExcluir
  136. Função da Arte!

    Para muitas pessoas hoje em dia a arte não tem função alguma; por quê? Porque nesta nossa vida frenética de querer tudo mais e mais rápido, as pessoas não conseguem parar para pensar em tudo aquilo que a obra de arte pode estar envolvida, e pensar que nem tudo aquilo que estamos vendo é aquilo que temos para ver, e que abrindo somente para novas idéias, sempre haverá inúmeras possibilidades.

    Gustavo Jacomini
    Stefano P. Grasso
    EM- 114

    ResponderExcluir
  137. A arte contemporânea é muito diversa, e podemos falar infinitas coisas que terão varios tipos de interpretações [por isso ela é importantíssima na vida do homem. Na literatura por exemplo podemos expressar sentimentos opiniões acontecimentos história e ai vai, afinal literatura é um pouco de história. Nessa poesia de Galeano mostra que o menino foi conhecer o mar e de tão surpreso pediu para o seu pai ajuda para olhar isso mostra sua falta de conhecimento e cultura, e com isso quero encerrar dizendo que a literatura está em tudo basta nós enxergarmos

    Gustavo Alexi EM 112

    ResponderExcluir
  138. Na nossa opinião tudo que está a nossa volta é arte, a arte de compreender as opiniões dos outros.
    Atualmente a arte é conhecida como forma de ganhar dinheiro, mas se você pensar bem, tudo pode ser arte,dependendo do ponto de vista.
    Nossas atitudes o que somos, assim, a arte é fundamental na vida do homem contemporâneo.
    O que nos resta é compreender as ações do Homem
    com os demais na sociedade.

    EM 111
    Marlon Caetano Damasio
    Helen Pries

    ResponderExcluir
  139. A arte na minha opinião é muito importante na vida do ser humano, com ela você pode expressar emoções e muitas outras coisas e sem ela, irá acontecer o que aconteceu com o menino, ele ficou tão surpreso e desnorteado com a imensidão do mar que pediu ajuda para o seu pai para ajudar ele a olhar, isso talvez seja uma falta de cultura devido suas condições, é o que acontece em varios lugares do mundo.

    Pablo Luiz Dalponte EM 112

    ResponderExcluir
  140. A função da arte é fazer com que as pessoas vejam as coisas de vários ângulos. Os mais aprofundados em conhecimentos artísticos conseguem perceber coisas que os outros não. Porém, não significa que todos tenham que ser artistas para terem o mesmo ponto de vista, quando na realidade podemos pensar em várias coisas de acordo com os nossos próprios conhecimentos e crenças. Por exemplo, no caso do mar, podemos vê-lo como uma criação de Deus, algo que preenche o horizonte, uma fonte de vida, um lugar pra se divertir ou apreciar nas férias. A arte também tem vários ramos como: pintura, escultura, música, escrita, literatura e teatro. Todos esses ramos podem nos fazer ver várias coisas em um único ser ou objeto, seja através dos desenhos, das estátuas, das canções, dos livros, das poesias ou dos próprios seres humanos.

    Vinícius de Aguiar EM-113

    ResponderExcluir
  141. A arte hoje não é apenas mais uma área profissional, hoje ela é vista como uma forma de se desviar do peso das obrigações diárias que temos.Quando pensamos que a arte é desenvolvida por profissionais nos afastamos do equilíbrio com nos mesmos, assim deixando nossa vida estressante.A arte é tudo o que faz nos sentirmos bem, dependendo do gosto da pessoa, ou seja, para alguns a musica, para outros o desenho, as poesias, a prática de esportes e etc.

    Romilson França Filho
    EM111

    ResponderExcluir
  142. A função da arte hoje em dia é de expressar sentimentos deixando marcado em uma folha de papel ou em um quadro, para que todos possam ver e perceber oque você estava sentindo e sua opinião sobre determinado tema, e oque quiz demonstrar fazendo essa arte deixando gravado na humanidade suas emoções e sentimentos

    Eduardo De La Vega de Mendonça
    EM-113

    ResponderExcluir
  143. A arte pode ser expressada de varias formas musica,quadros,poesias e muito mais tendo a função de expressar idéias e opiniões sobre qualquer assunto deixando sua marca para que todos possam ver sua opinião sobre a sua arte.

    Kauê Canuto
    EM-113

    ResponderExcluir
  144. A Arte é a exteriorização de sentimentos, é a forma que o ser humano usa para a representação de seus pensamentos. É a observação do mundo á sua volta. Se ela representa seus sentimentos ela pode ser bela e ao mesmo tempo ser louca. A Arte é uma forma de você "jogar" tudo o que tem dentro do seu coração para um papel, telas de pinturas e etc.

    Sara Luiza Braga
    EM - 113

    ResponderExcluir
  145. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  146. A função da arte em nossas vidas, está não somente relacionado a Literatura, mas também está relatada em obras de arte, como as pinturas,no cinema, música, onde podemos expressar nossos sentimentos e emoções.

    Sabrina Hintz - EM112

    ResponderExcluir
  147. Hoje no dia-a-dia é possível encontrar a arte em todo lugar, em paisagens, em construções, em uma pintura e até mesmo em poesias. Pode-se dizer que a arte não é apenas uma pintura, mas é tudo onde existe um sentimento.

    Lucas Fetzer Halter
    EM - 112

    ResponderExcluir
  148. A arte tem um papel importante na vida das pessoas, mas às vezes passa meio despercebida pelo homem de hoje. A pessoa está em contato com a arte o tempo todo, mas ela não sabe disso, na maioria das vezes, pois não aprendeu que tudo o que a faz refletir é arte. Ela fala que odeia arte, mas ela ouve musica o tempo todo, é arte! Alguém precisava abrir o olho dessas pessoas, fazer elas enxergarem que tudo pode ser arte.

    EM 114
    Joyce de Carvalho Santos
    Taline Goi Roecker

    ResponderExcluir
  149. Bianca Mandel
    EM111

    O papel da arte na vida do homem contemporânio,tem o papel de mostrar e aprender sobre oos conhecimentos,culturas,aonde ele pode ampliar a sua visão e a da socidade.
    Falar do homen contemporânio é tentar falar de nós mesmos,por isso a dificuldade, pois tenta compreender o além de si.
    Acho que cada um tem um conceito para falar desse assunto,cada um espõe uma ideia do que é ser um "HOMEN CONTEPORÂNIO".

    ResponderExcluir
  150. A arte está perdendo o seu valor, pois o homem de hoje, não se importa com a natureza e também, não possui tempo de olhar, por exemplo, o Pôr-do-Sol, as estrelas e isso faz com que a arte, perca a sua beleza.

    Bruna Rosa Eyng (EM213)

    ResponderExcluir
  151. A arte é um meio de demonstrar as emoção, e existem diferentes meios de se expressar os sentimentos, pode ser pela musica, pelo teatro, pinturas e outros.Ela é muito importante na vida do homem contemporâneo pois ajuda ele a se expressar.

    Aluno: Otávio Augusto
    Turma: EM-113

    ResponderExcluir
  152. A arte ajuda o homem contemporâneo a olhar o mundo com um jeito diferente,sem pressa,sem a ganância,a arte nos permite viajar num universo sem fim,faz o homem pensar sobre algo pequeno mais ao mesmo tempo grandioso.O faz olhar o mundo com o olhar de uma criança redescobrindo o mesmo que hoje já não se percebe mais nessa selva de pedras onde vivemos.

    Diego Soares Rodrigues(EM213)

    ResponderExcluir
  153. A arte está cada vez mais ampliando a visão do homem contemporâneo, pois dela surgem as visões do bonito, do feio, do grande, do pequeno, da calma, da pressa, entre muitos outros exemplos que eu posso citar; A arte não está apenas nos retratos e pinturas, mas sim em todo o lugar para onde olhamos, o dom que nós seres humanos temos para amar, é também uma das mais belas artes que posso citar.

    Aluno: Matheus Rossi Trojan
    Turma: EM-112

    ResponderExcluir
  154. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  155. Nessa cronica que é um exemplo da arte, mostra que o menino olhando o mar com tanta beleza, algo tão grande, ficou sem palavras, era tão belo, que ele precisava até mesmo de ajuda para enxergar. A arte na vida do homem depende dele e da vida que ele vive. A função da arte é principalmente a comunicação.

    Isabela Buch EM- 112

    ResponderExcluir
  156. O homem contemporâneo não tem horários para conciliar trabalho, arte, entreterimento, pois seu tempo está voltado apenas para o dinheiro ou ate mesmo a necessidade de sobreviver com isso acaba entrando em uma situação que provavelmente não irá conseguir sair dela. Pois a arte dá a possibilidade de viajar na imaginação ou ate mesmo entender o mundo moderno, que te obriga a não ver através das entrelinhas da vida.
    Daila Bember Gabriel Leandro EM213

    ResponderExcluir
  157. A arte é uma representação, pois através disso o homem consegue expor as suas ideias, os seus pensamentos e sentimentos. Atualmente o homem vive tão ocupado, que se esquece de apreciar as coisas boas da vida, que talvez sejam as mais simples, porem as mais belas. Deveríamos começar a dar mais valor a isto, pois o mundo é tão belo! Tente imaginar um mundo sem música, sem filmes, e sem desenhos, seria horrível, não? Todos nós somos artistas, criamos a nossa história, e fazemos a nossa vida.

    Andressa Tait – EM113

    ResponderExcluir
  158. João Vitor Zabel EM1112 de março de 2011 às 16:15

    A arte tem um papel muito importante em nossas vidas. A mesma tem a função de divulgar as culturas, umas entre as outras. Na arte você encontra liberdade para expressar as suas idéias e entender as dos outros, seja expressando amor, solidão, felicidade, ou até mesmo ódio. Ela também pode ser usada como uma arma a qualquer tipo de desigualdade social por meio de protestos, como por exemplo o mural de guernica de Picasso

    ResponderExcluir
  159. Arte esta presente em nossa vida ,não importa de qual forma.com a arte nós conseguimos expressar nossos sentimentos e pensamentos.mais mesmo assim a arte esta perdendo o seu valor pois tem pessoas que não dão importância nenhuma a ela mesmo ela sendo muito importante na nossa vida.

    ResponderExcluir
  160. A vida esta constantemente presente na vida do ser humano desde uma simples flor até um imensos mar.
    Às vezes por uma arte ser tão grandiosa não conseguimos observá-las com nossos próprios olhos, mas as vezes por ser tão pequena nem notamos sua presença.
    A arte não é apenas quadros pintados ou pedras esculpidas, ela é também a vida

    Alunos :Gabriel Alves Bastos e Douglas Jaques da Silva

    EM-114

    ResponderExcluir
  161. Penso que nos dias de hoje. A arte não esta mais somente em pinturas, como desconfio que até hoje tenham pessoas que achem isto, ela abrange muito mais do que isto. Ela está em textos, musicas, poesias, na dança, e muitas outras mais.
    E a arte é muito mais do que palavras, pinturas, ou gestos (como no caso da dança), ela uma forma completamente unica de voce poder se expressar! Do jeito que voce se sentir melhor. E para quem sabe entender e apreciar... a arte em todas as suas formas, ela é simplismente linda.

    Bruno Uliana EM-112

    ResponderExcluir
  162. A função da arte está ligada a trazer mensagens dentro de um contexto onde elas não são trazidas diretamente, fazendo com que o observador pense.
    Um texto, uma pintura, uma expressão, podem trazer diversas mensagens, dependendo de como são interpretadas. É ai que a arte se liga ao homem contemporâneo, fazendo com que ele pense, o que é uma das suas maiores virtudes.

    Pedro Moneró EM 112

    ResponderExcluir
  163. O texto diz que o menino não tinha olhos para ver o mar, e que o mar se compara a língua portuguesa que é tão rica e cheia de regras que sempre você pode aprender ou conheçer alguma coisa nova!
    Lucas Ferreira; EM 211

    ResponderExcluir
  164. Desde os primórdios da humanidade, o homem expressa seus sentimentos e suas emoções através da arte. O homem pode se expressar, também, através de um texto literal, permitindo ao leitor refletir e interpretar determinado fato da sociedade. Conclui-se então que a Literatura é uma arte, uma arte escrita.

    ResponderExcluir
  165. Desde os primórdios da humanidade, o homem expressa seus sentimentos e suas emoções através da arte. O homem pode se expressar, também, através de um texto literal, permitindo ao leitor refletir e interpretar determinado fato da sociedade. Conclui-se então que a Literatura é uma arte, uma arte escrita.

    Nikolas da Costa Pinhelli EM 211

    ResponderExcluir
  166. Bom, a arte hoje em dia, está presente em cada ser humano, pois ele manifesta e isso é arte a arte de se expressar, na poesia fala sobre as artes da natureza e a propria arte da poesia.

    Lucas de Souza Clausen EM-112

    ResponderExcluir
  167. Ao ler o inicialmente o texto, havia o compreendido como de caráter cômico, pois minha avaliação havia sido de que o garoto achou que a paisagem a sua frente não era o mar, mas ao reavaliar e reler, o compreendi como um texto que visa explicar a função da arte, o que interpretei da seguinte forma: O mundo moderno é colossal, não me referindo somente a grandeza física, como também a grandeza do conhecimento, desde então o homem tem a necessidade de contemplar o mundo, mas por ser muito vasto o homem não é capaz de fazer isso, então a arte surgiu, para assim como o pai "ajudar a olhar", a arte surgiu para nos ajudar a olhar, o mundo, a sociedade, a natureza e até a ajudar você a olhar para si mesmo.

    Marcos Nazario, EM 211

    ResponderExcluir
  168. A arte é essencial na nossa vida.Precisamos de arte na escola, no trabalho, no tempo livre e em outras situações do cotidiano.Por exemplo, no final do texto é revelado que o menino é cego, e ele usa a arte para imaginar o que ele sente e cheira,a arte é uma forma de expressão, o homem contemporâneo transforma suas emoções e sentimento em arte em forma de musica,teatro,dança,novelas e cinema .
    E fácil você ver uma arte e entender o sentimento do homem contemporâneo, pois mesmo com o mundo de hoje ainda se conserva a arte como uma forma de comunicação e o homem tem formas mais fácil para se expressa em forma de arte, a arte é indispensavel nos dias atuais.

    José Cleocir Sardagna Junior - EM 211

    ResponderExcluir
  169. O papel da arte na vida do homem hoje em dia é fazer com que o homem abra um tempo, abra a mente para poder aprender a olhar para as coisas boas que ainda existe no mundo, ensinar o homem a refletir sobre as coisas e não apenas agir.

    Gabriel Herrmann EM 213

    ResponderExcluir
  170. A Funçao da arte muitos não enchergam como deveria ser vista, isto é um quadro não tem outra função além de ser um quadro.Ela não possui utilidade no sentido concreto da palavra, mas isso não significa que ela não tenha uma grande função, ela passa de forma explícita e clara o que sentimos ou qualquer coisa que não dê para explicar ou resumir.

    Aluno:Gabriel Gomes Pacheco
    EM 113

    ResponderExcluir
  171. a arte em nossa vida serve para ver como são as coisa as diferenças o modo de ser e de ver a vida com alegria e amor.nao só agindo de modo diferente para que nada de certo e sim com o jeito de ver a vida alegre...

    bruna vieira em 113

    ResponderExcluir
  172. A Relação da Arte e do Homem.

    Afinal, o que é a "arte"? Com certeza, é um dos conceitos mais difíceis de se formar. Afinal, ela pode ser qualquer coisa, isso, qualquer coisa que o autor queira passar à você. A arte influenciou, e ainda influência o homem. Ela é algo diferente de tudo, algo que nos atinge de uma forma surreal, totalmente diferente da nossa realidade. Ela, é uma forma do artista se expressar, passar o que ele pensa, sente, ou deseja. A arte dita, constrói ou move pensamentos, sentimentos ou reflexões, e por isso, até hoje, ela é fundamental na vida do homem.

    EM 111 - Eduardo Neves Camargo.

    ResponderExcluir
  173. Função da Arte

    A arte atualmente é mais uma das ferramentas, a qual podemos usar como forma de expressão, pois para se fazer arte não é preciso ser um "artista", precisa apenas de inspiração e criatividade. Além disso, nos dias de hoje, diante de tanta tecnologia, precisamos nos voltar a estas formas de expressão afim de "abrirmos" nossas mentes cultural e socialmente. Pois desta forma evoluímos não só como pessoas, mas podemos formar um mundo melhor com uma visão mais artística e humanitária.

    Mariana Luiza Faria
    EM -113

    ResponderExcluir
  174. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  175. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  176. Se pararmos para perceber, geralmente a arte esta ligada a tudo o que o homem quer nos expressar. Existem várias formas de representar a arte, como: a música, a escultura, a pintura, a dança e entre outras. Geralmente toda arte é expressada por sentimentos e emoções do autor ou algum momento, alguma pessoa que marcou muito sua vida. A arte da música é capaz de funcionar como distração de certos problemas para algumas pessoas, por exemplo: a música é capaz de nos fazer feliz quando estamos tristes. Por isso que ela é muito importante sim, para todos nós.

    Géssica Pereira (EM 113)

    ResponderExcluir
  177. A arte está em todo o lugar, o que faz ela ser ou não destacada entre as demais coisas durante o dia é como você a vê, por exemplo o menino que nunca viu o mar destacou a beleza dele diante de toda a praia. A arte não está em apenas músicas, quadros, livros, paisagens, ela está em tudo, só depende do modo em que você olha o mundo.

    Fernando EM-111

    ResponderExcluir
  178. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  179. Com a falta da arte literária na nossa vida,consequentemente nos excluímos dos acontecimentos,da imaginação.É a arte que nos faz crescer e enriquecer nosso modo de ver o mundo,Deus foi um dos maiores criadores da arte,ele colocou em prática todos os seus desejos e pensamentos,para obter um resultado.
    A arte está presente em todos os lados de todas as formas,cabe a nós vermos e interpretarmos ela ,de acordo com o nosso entendimento.

    Larissa da Silva
    EM 111

    ResponderExcluir
  180. Bom, a importância da arte na vida do homem contemporâneo depende muito do local onde ele vive, se for um "caipira"´por exemplo, ele não vai entender um homem culto falando com ele, pois as culturas são diferentes, e como se fosse um jargão, mais em vez de ser em determinada profissão, e em um determinado tipo de classe "cultural", por exemplo se dois homens forem fazer uma certa entrevista e no final a pessoa que que esta entrevistando esses homens perguntar se pode fazer a parte final da entrevista na semana que vem e um deles falar assim:"não tem poblema" e o outro fala:"não tem problema" não há duvidas de quem será contratado pela certa empresa, ou seja, ate em uma entrevista de emprego, se um homem não for culto ele não ganha a vaga desejada. Então pra mim esse e a importância da arte na vida do homem contemporâneo, se não fala bem, não consegue viver bem em uma sociedade culta.

    Matheus Rampellotti (EM-113)

    ResponderExcluir
  181. A Função da Arte

    A arte traz uma reflexão e expressão além do que imaginamos e interpretamos, o autor passa para o texto, ou um pintor para um quadro um sentimento que nem todos conseguem sentir, ou ver, a arte faz com que as pessoas sintam algo a mais, pensem e reflitam, as pessoas dificilmente tem suas mentes abertas para poder enxergar isso em seu cotidiano, fazendo com que seja fundamental o papel da arte na vida do homem.

    Fernanda Bosse (EM 113)

    ResponderExcluir
  182. A arte é uma dádiva dada a nós, seres humanos, pois ela pode estar através de muitas coisas, assim como em pinturas, esculturas,etc... pode ser também aquilo que nos faz pensar, que nos faz refletir, como o mar esta para o menino, para ele estava tão difícil de ver e entender o mar, que ele pediu ajuda para seu pai, que o ponto forte de uma criança na infância.

    Henrique Nunes Yanke - EM 111

    ResponderExcluir
  183. Hoje em dia, as pessoas se distanciaram da arte. Outros acham que arte é apenas um quadro bonito ou um quadro feito por um pintor famoso. Mas a arte é muito mais que apenas pinturas, ela, assim como o mar, não tem fronteiras.
    Precisamos abrir nossas mentes para a arte,e assim como o menino não conseguiu ver os limites do mar, não conseguimos ver os limites da arte. Vamos sempre ficar surpresos como o menino diante do mar.



    Luis Guilherme Silva Rosa EM111

    ResponderExcluir
  184. O homem contemporâneo anda muito ocupado com seus afazeres, só quer pensar no seu trabalho para sustentar sua familia, não sabem mais se divertir, brincar ou se alegrar ficam na sua vida fechada e vazia. Todos devem ter uma atividade que faça bem a saúde saber a verdadeira arte na vida do homem não ficar em seu mundinho completamente fechado e isolado.

    João Victor Luciano EM - 213

    ResponderExcluir
  185. A arte, desde o início dos tempos, vem influenciando, alterando e movendo os pensamentos do homem, e isso ecoa no tempo até hoje. A arte foi uma forma que o homem encontrou de se expressar de uma forma única: Seja através de palavras, imagens, ou sons, a arte é um dos maiores instrumentos de comunicação do homem. Infelizmente, nos dias de hoje, o homem contemporâneo esqueceu a arte, ou a usa de maneira errada. Muitos de nós viramos as nossas costas para o conhecimento e a cultura, e nos concentramos apenas em ganhar dinheiro, em tudo. Apesar disso, é claro, a arte ainda influência os pensamentos do homem contemporâneo, mas infelizmente, isso está mudando com o tempo.


    Eduarda Kruger - EM 111

    ResponderExcluir
  186. A função da arte nos faz refletir que pra entendermos e admiramos precisamos olha além da superfície de uma capa de livro ou de uma paisagem e sim olharmos com o coração,o texto fala do mar e se formos analisar quantas histórias,pessoas e culturas passaram por ali,no meu modo de pensar o mar significa que se apreciarmos de verdade teremos uma imensidão de conteúdo. Aluna:Aline da Fonseca de souza-EM 211

    ResponderExcluir
  187. A literatura é extremamente importante para a formação da cultura de um individuo, pois com a literatura podemos ir a lugares inimagináveis sem se mover, podemos conhecer milhares de personagens, podemos ver coisas incríveis, bom e outras palavras a literatura é uma feiticeira, os livros seus feitiços e os leitores os enfeitiçados.

    by: Henrique Schlickmann EM211

    ResponderExcluir
  188. A arte é uma forma de expressão que muitas vezes trás sentimentos fortes, algumas nos fazem chorar outras rir outras podem não nos passar nada, mais ela é a expressão de alguém, a vários tipos de arte a em forma de musica, de poesia,de gestos,de obras e mais,a arte é o sentimento do artista expresso de alguma maneira.A arte é vida e sentimento.
    Aluno : Danilo César Ribeiro, EM 113

    ResponderExcluir
  189. O papel da arte para o homem contemporâneo é uma reflexão da alma, nela expressamos sentimentos com pinturas, livros, músicas, danças e várias outras formas. Só que infelizmente, estamos deixando de lado a cultura e estamos cada vez mais interessados em dinheiro e poder.

    Larissa Pickler- EM 111

    ResponderExcluir
  190. Larissa Godoi EM111

    Idéias, duvidas e certezas

    A arte nos faz ver, nos faz amar, nos ensina, nos relembra o passado, nos leva ao futuro, nos faz ter duvidas e certezas, nos faz quere-la mais e mais. Para alguns a arte é tudo isso, para outros é apenas a "arte", isso nos faz ver que mesmo sem saber estamos usando ou precisamos da arte em nossas vidas, temos que ter o toque de emoção que ela nos da quando paramos para pensar e tendo isso, tendo as duvidas e certezas que ela nos deixa, quem precisa de montanha russa pra virar as idéias de ponta cabeça?

    ResponderExcluir
  191. o papel da arte é uma reflexão, nos faz refletir e tentar entende. Ele representa um papel educativo, que todos nos podemos entender, O homem contemporâneo se expressa pelos sentimentos, a arte te um papel muito importante que é nos fazer entende as coisas de outro jeito, por exemplo, desenhos, textos,livros,cada um com o seu significado e usa importância.

    Luan Carlos da Rosa .- EM 213

    ResponderExcluir
  192. Se as pessoas entendessem o quanto a arte é importante na vida, elas viveriam muito mais felizes, pois quando você olha uma boa pintura,
    lê um bom livro, aprecia a natureza etc... ,isto faz você refletir sobre a vida, onde aflora os sentimentos que muitas vezes esta escondido dentro de nós, pois no mundo moderno em que vivemos sempre estamos ocupados com várias coisas e por isso esquecemos da arte.
    Amanda Gabriela Raimondi EM-111

    ResponderExcluir
  193. A arte tem um grande papel na nosso vida, porque com ela nos podemos expressar os nossos sentimentos, desejos e muito mais.
    A arte nos ensina muito, pois com ela a nossa imaginação esta sempre crescendo, se desenvolvendo e aprendendo cada vez mais.
    Cada pessoa possui sua arte, mesmo ela sendo de diferentes tipos, sempre será uma arte. Com a arte podemos fazer qualquer coisa que possamos imaginar, basta usar a sua imaginação e desenvolver sua arte.
    Com ela você vê coisas que nunca tinha visto, ela te faz pensar...
    Resumindo ela é muito importante para nós.

    Vinicius Holz da Silva EM-111

    ResponderExcluir
  194. A Arte é a expressão do belo. Esta definição, comum até há algumas décadas, conduz a outra questão: O que é belo? Aí, a resposta se torna bem mais complicada. O que é motivo de escárnio para uns, transforma-se em emoção para outros. Arte é contradição. O artista interpreta o mundo em que vive e não pode estar alheio às mudanças da própria sociedade. Caminha com elas e até adiante delas, provocando escândalo e reações iradas dos mais conservadores. O artista não busca a unanimidade; não é um copista, é um desbravador: busca o diferente onde todo mundo só vê o igual.

    Arthur Ribeiro de Bona Sartor - EM-111

    ResponderExcluir
  195. Ianka Lunardi Engel - EM111

    A arte é importante para a compreensão dos fatos e das coisas através de um ponto de vista humano. A vezes ficamos tão emocionados com o que vemos que acabamos esquecendo e não dos dando conta das coisas mais importantes.

    ResponderExcluir
  196. A arte faz com que olhemos com outros olhos as coisas simples da vida. Nos dias frenéticos de hoje é raro tirarmos um tempo só para nós ficarmos em silêncio, à sós e observando tudo ao nosso redor. Com o tempo sempre contado, acabamos olhando esses detalhes com um olhar superficial. E quando paramos por um minuto e observamos, o que antes parecia tão comum aos nossos olhos se torna algo de uma beleza surreal. Vimos o quão belo são as coisas ao nosso redor que ficamos abismados com a perfeição criada pela arte da natureza.

    Maria Elisa - EM 111

    ResponderExcluir