domingo, 30 de janeiro de 2011

Eu não o conheci - Oswaldo França Jr



Caro leitor,

Ainda a respeito do tema PAIS e FILHOS que eu tratei no último post a partir da música de Ivan Lins, gostaria de lembrar de um pequeno conto que eu li em sala de aula na época em que ainda cursava o Ensino Fundamental. A verdade é que chamou-me muita a atenção, talvez porque meu pai era um homem muito ocupado e não tinha como me dar a atenção que eu tanto almejava... Talvez por isso, por essa falta irreparável, eu me culpe tanto quando não consigo dar a atenção devida ao meu filho. Lamentações à parte.... Fica o conto para vocês refletirem um pouquinho. Sintam-se à vontade para fazer comentários.

Abraços,

Atanael

Eu não o conheci

Oswaldo França Jr.

Meu filho foi embora e eu não o conheci. Acostumei-me com ele em casa e me esqueci de conhecê-lo. Agora que sua ausência me pesa é que vejo, como era necessário tê-lo conhecido.

Lembro-me dele. Lembro-me bem em poucas ocasiões.

Um dia, na sala ele me pegou na barra do paletó e me fez examinar o seu pequeno dedo machucado. Foi um exame rápido.

Uma outra vez me pediu que consertasse um brinquedo velho. Eu estava com pressa e não consertei. Mas lhe comprei um brinquedo novo. Na noite seguinte, quando entrei em casa, ele estava deitado no tapete dormindo e abraçado ao brinquedo velho. O novo estava num canto.

Eu tinha um filho e agora não tenho porque ele foi embora. Este meu filho, uma noite me chamou e disse:
- Fica comigo. Só um pouquinho, pai.
Eu não podia, mas a babá ficou com ele.
Sou um homem muito ocupado. Mas meu filho foi embora.

Foi embora e eu não o conheci.

3 comentários:

  1. Muito lindo esse conto, até já indiquei pro meu namorado ler... hehe' *-*

    ResponderExcluir
  2. Lindo conto. Eu conheci e tenho carinhosas lembranças do França (Oswaldo França Jr.)

    ResponderExcluir
  3. Atanael, é por acaso que me deparei com o conto do França Júnior, que sabia ser amigo dos amigos. Todos que o conhecemos (porque me incluo) temos uma história dele, uma lembrança especial e muita saudade. França, tão especial como pessoa e como escritor. Esse texto nos dá a sensação de que ele está por perto e vai ligar convidando para o lançamento do próximo livro dele, como sempre fazia. Parabéns pelo seu blog.Vou seguir e divulgar.

    ResponderExcluir