quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O Discurso da Desigualdade Social

1ª Postagem
3ª série
Para refletir:
“A forma mais visível de desigualdade é a material, aquela que opõe pobreza e riqueza. No entanto, essa não é a única forma de desigualdade existente. Há muitas outras não tão visíveis, mas nem por isso menos reais.
As questões relativas à linguagem são, assim como a diferença material entre pobreza e riqueza, questões relativas a formas específicas de desigualdade. A diferença (variedade lingüística) que pode ser observada no interior da nossa sociedade não pode ser interpretada apenas como “diferença”. Isso, porque, forçosamente, em nossa sociedade a diferença é entendida em termos de desigualdade, em termos hierárquicos. Por exemplo: o uso de termos como “pobrema” e “problema” são entendidos pelas pessoas não como sinal de diferença, mas como sinal de ignorância ou cultura. Ou seja, em termos de desigualdade hierárquica faz com que as pessoas sejam classificadas como se estivessem “acima” ou “abaixo”, em termos sociais.”

Ana Paula Berberian
Alexandre Bergamo

Dado o fragmento textual acima, disserte em 10 linhas a respeito do que você pensa a respeito do assunto. Pesquise e discuta com seus amigos antes de deixar aqui a sua marca a respeito do assunto.

Um comentário:

  1. Creio professor, que com relação a este texto,muito do que foi posto é realmente verdade há discriminação sim com a diferença de fala.Como exemplo podemos tirar a pessoa que fala "pobrema" ao invés de "problema", ela por muitos será considerada pobre (só pelo cultura linguistica que ela possui),mas uma giria por exemplo creio que não seria pouca cultura linguistica , mais sim uma cultura a mais de um determinado local, creio que a diferença linguistica exista , mas só ela não poderia definir se a pessoa é pobre ou não ( tanto na cultura como na renda ).
    Lucas Oliveira Ferreira
    EM 233

    ResponderExcluir